2. "Os computadores não ensinam, não produzem conhecimento, não explicam e não motivam (de modo duraduro). São objectos que podem ser utilizados para obter diferentes efeitos, grandes ou pequenos, positivos ou negativos. Como ferramentas que são, têm a possibilidade de multiplicar as capacidades humanas, tal como o livro, a máquina a vapor, a televisão ou o motor eléctrico, para o melhor e para o pior."
GETAP ME. (1992). Introdução às Tecnologias da Informação - Programa. Porto, Portugal, citando OCDE, Technologies de l'information et Apprentissages de Base, 1987
GETAP ME. (1992). Introdução às Tecnologias da Informação - Programa. Porto, Portugal, citando OCDE, Technologies de l'information et Apprentissages de Base, 1987
Resposta:
Não concordo completamente com a perspectiva número 2, pois os computadores ensinam sempre alguma coisa. Os computadores não tem que ser utilizados a 100% nas aulas mas podem ser um bom utensílio para tornar as aulas mais participativas, mais aliciantes, mais divertidas. Claro que uso indevido dos computadores pode ter efeitos negativos, mas julgo que as escolas têm uma certa protecção para essas utilizações indevidas do uso dos computadores disponíveis e acessíveis aos alunos nas bibliotecas e salas multimédia. O efeito dos computadores na escola tem um efeito positivo a meu ver e duradouro pois está sempre a ser remodelada a informação, estão sempre a aparecer coisas novas para explorar e com bons conteúdos.
Então os computadores podem ser utilizados de forma positiva sem exageros e de forma racional e tem a sua utilidade nas aulas.
1.http://www.education-world.com/a_issues/chat/chat018.shtml
Resposta:
Tal como para a 2 questão a analisar a resposta para esta será praticamente a mesma, os computadores tem o seu interesse mas nas medidas certas, sendo utilizados com uma certa coerência e sem exageros. Mas sim concordo que os computadores não são tudo, de facto tem que se manter a capacidade das crianças saberem escrever sem dar erros não recorrendo a um computador, pois isto é um aspecto negativo, mas existem maneiras de contornar a situação, penso que seja um problema não muito difícil de resolver, o uso dos computadores nas aulas não seria integral e seria para beneficio do professor e não para ensinar os alunos a escrever.